- Veja o significado de alguns termos utilizados no mercado quando o assunto são proventos:
- Data base: neste dia o investidor deve ter em sua carteira ações da companhia que pagará dividendos ou demais proventos. Só assim ele terá o direito de recebê-los. Aliás, o investidor não pode vender as ações até o fechamento do pregão da data base.
- Data ex-direito: o investidor que adquirir a ação na data-ex não receberá dividendos, bonificações ou direitos de subscrição já anunciados. No mercado, dizem que ações na data-ex estão “vazias”.
- JCP X Dividendos: o investidor que recebe Juros Sobre Capital Próprio é tributado em 15% na fonte, já quem paga o imposto sobre os dividendos são as próprias companhias, portanto, o valor que chega ao acionista não sofre descontos.
- Segue abaixo...
- Bonificação em ações: quando o investidor recebe gratuitamente novas ações da empresa da qual já é acionista. As ações entregues são proporcionais a quantidade de ações da empresa na carteira do investidor.
- Subscrição: direito que o acionista recebe para adquirir novas ações por um preço determinado. É vantajoso exercê-lo caso o preço da subscrição seja inferior ao preço que a ação está sendo negociada na Bolsa.
Fonte: WinTrade
sábado, 20 de novembro de 2010
Ações – entenda o significado de alguns termos relacionados a proventos (dividendos, subscrição, JCP)...
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos
por email. |
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro! |
Marcadores:
aplicações financeiras,
aprendizado,
Finanças Pessoais
Posts Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário