sábado, 20 de novembro de 2010

Ações – entenda o significado de alguns termos relacionados a proventos (dividendos, subscrição, JCP)...

- Veja o significado de alguns termos utilizados no mercado quando o assunto são proventos:

- Data base: neste dia o investidor deve ter em sua carteira ações da companhia que pagará dividendos ou demais proventos. Só assim ele terá o direito de recebê-los. Aliás, o investidor não pode vender as ações até o fechamento do pregão da data base.

- Data ex-direito: o investidor que adquirir a ação na data-ex não receberá dividendos, bonificações ou direitos de subscrição já anunciados. No mercado, dizem que ações na data-ex estão “vazias”.

- JCP X Dividendos: o investidor que recebe Juros Sobre Capital Próprio é tributado em 15% na fonte, já quem paga o imposto sobre os dividendos são as próprias companhias, portanto, o valor que chega ao acionista não sofre descontos.

- Segue abaixo...

- Bonificação em ações: quando o investidor recebe gratuitamente novas ações da empresa da qual já é acionista. As ações entregues são proporcionais a quantidade de ações da empresa na carteira do investidor.

- Subscrição: direito que o acionista recebe para adquirir novas ações por um preço determinado. É vantajoso exercê-lo caso o preço da subscrição seja inferior ao preço que a ação está sendo negociada na Bolsa.

Fonte: WinTrade

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative