sábado, 16 de outubro de 2010

Sites de compra coletiva – crescimento inicial quase exponencial, mas sustentável no longo prazo...?


- Não há como não notar o grande sucesso de uma nova forma de compra on-line que chegou recentemente ao país. Os sites de compra coletiva são a nova febre na internet. Os mais ligados na rede provavelmente já efetuaram alguma compra, aproveitando os descontos que podem chegar a até 90% do preço normal, segundo a própria publicidade das empresas.

- Basicamente funciona assim: o site lança a oferta de um produto, geralmente com o preço bem abaixo do normal, e a referida promoção somente é ativada após um número mínimo estipulado de compras.

- Esse tipo de negociação iniciou como uma idéia inovadora de um jovem norte-americano, em 2008, chamado Andrew Mason, 29 anos, que criou o site de compras coletivas Groupon (no Brasil tem o nome de Clube Urbano), que segundo estimativas hoje vale mais de US$ 1 bilhão. De acordo com a Forbes (em um levantamento da Revista Isto É Dinheiro), o Groupon é a empresa com o crescimento mais rápido da história, à frente da loja virtual Amazon, do Google e do Facebook.

- Segue abaixo a continuação da postagem...

- O Brasil já é hoje um dos principais mercados para esse tipo de negócio, a nível mundial. Os sites de compra coletiva iniciaram suas operações no início deste ano e já chegaram ao impressionante número de mais de 5 milhões de visitantes em setembro, segundo estimativas do Ibope Nielsen Online, que mede a audiência na internet brasileira (dados da reportagem da IE Dinheiro).

- Ainda segundo a revista, o modelo de negócios do pioneiro Groupon é considerado claro e eficiente, ao contrário de muitas companhias de internet que surgiram nos últimos anos, como o serviço de microblog Twitter e o site de vídeos YouTube. É por esse motivo que o seu modelo é amplamente copiado.

- No Brasil pode-se dizer que o site mais conhecido é o Peixe Urbano, alvo de inúmeras reportagens de diversos meios de comunicação; recentemente comemorou o fato de ter chegado a mais de um milhão de clientes (isso em apenas seis meses de vida!). E hoje já podemos ver vários outros sites do ramo espalhados principalmente pela capitais.

- Um item que atingiu um grande número de vendas, pelo que observei, foram cursos sobre iniciação na bolsa de valores, oferecido por uma conhecida corretora, onde baixou substancialmente o preço normal, na casa dos R$ 350,00, para um valor bem acessível (R$ 59,00). Sem dúvida uma boa oportunidade para os iniciantes no mercado, e uma excelente jogada da corretora na captação de novos clientes.

- Avaliando a estrutura desse tipo de serviço, realmente se verifica que é bastante “enxuta”; a forma de pagamento, por exemplo, geralmente é terceirizada para serviços de intermediação como o PagSeguro (do UOL) ou Pagamento Digital (do Buscapé). Resta saber se todas essas empresas conseguirão sobreviver com o passar do tempo, visto o fato de a cada dia surgirem novos empreendedores neste filão.

- A questão a ser avaliada, também, é se o forte crescimento observado no início das operações se sustentará no longo prazo... ...caso isso se confirme, é possível que em um horizonte de tempo bem próximo poderemos ter um I.P.O. desse tipo de empresa no mercado, assim como ocorreu com o Google e está prestes a acontecer com o Facebook...

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