terça-feira, 31 de agosto de 2010

Finanças Pessoais - os mitos e verdades sobre educação financeira...


- Pretendo iniciar uma série de postagens com foco no assunto "Finanças Pessoais"; o objetivo é alternar com os posts sobre ações da bolsa de valores. É uma área interessante e que desperta curiosidade e muitas dúvidas por parte dos leitores.

- Nos próximos posts, é minha intenção abordar a questão do investimento inicial no mercado acionário e, posteriormente, uma análise pessoal sobre os controversos "títulos de capitalização", que muitos consideram como uma espécie de investimento...

- Por enquanto, devidamente autorizado pela autora, Giane Guerra - do Blog Acerto de Contas do portal ClicRBS, vou replicar nesse post o assunto que trata sobre os "mitos e verdades sobre educação financeira". São perguntas e respostas dadas por um especialista, abordando dúvidas bastante comuns no dia-a-dia...

“Quem acha que educação financeira não é importante? Pode até não gostar, achar chato, mas é difícil alguém que negue a sua importância na vida das pessoas. O especialista Álvaro Modernell analisa alguns mitos e verdade sobre o tema...

1- Educação Financeira ajuda a evitar e combater dívidas – VERDADE

As pessoas percebem o quanto dívidas e excessos de consumo podem ser prejudiciais ao orçamento e às finanças da família. Fica mais difícil alguém preparado perder o controle das próprias finanças.

- Segue abaixo a continuação da postagem:

2- Educação Financeira ajuda a evitar certas armadilhas, fraudes e prejuízos – VERDADE

Com posturas adequadas, aprende-se a analisar alternativas de investimento, conhecer direitos, adquirir noções sobre o sistema financeiro, consultar sites e órgãos de apoio ao cidadão, relacionar riscos e oportunidades, conter impulsos, analisar racionalmente e adotar outras atitudes que resultam em mais preparo para avaliar situações de risco em investimentos, empréstimos e outras transações financeiras.

3- Educação financeira é apenas para quem tem dinheiro – MITO

A educação financeira lida com conceitos, posturas e atitudes adequadas na gestão das finanças, independente de valores, da situação socioeconômica e da disponibilidade financeira das pessoas.

4- Educação financeira ajuda a melhorar a produtividade nas empresas – VERDADE

É crescente o número de empresas, associações e entidades de classe que reconhecem a importância da educação financeira na estabilidade financeira e emocional das famílias. Reduzindo-se os problemas financeiros cai o índice de faltas, fraudes e doenças. As pessoas trabalham mais tranquilas, ficam mais criativas e mais produtivas.

5- É preciso ser especialista para “fazer” Educação Financeira – MITO

Cada um pode dar a sua parcela de contribuição. Melhor receber qualquer tipo de educação financeira do que nenhum, principalmente no ambiente familiar. O bom senso responde às principais dúvidas. Se o público for mais amplo, vale à pena buscar apoio profissional.

6- Educação financeira é para a vida toda – VERDADE

Toda forma de educação gera resultados e consequências para a vida toda. Alguns conceitos podem mudar, mas princípios e benefícios são duradouros.

7- A base da Educação Financeira é a Matemática – MITO

Os aspectos comportamentais são até mais relevantes. Fazer contas faz parte, mas ter atitudes e posturas adequadas faz mais diferença do que saber calcular taxas e resultados.

8- Educação Financeira é coisa nova, da sociedade moderna – MITO

Algumas das mais famosas fábulas de Ésopo (Século VI a.C.), adaptadas por La Fontaine (Idade Média) tratam desse tema: “A cigarra e a formiga” e “A galinha dos ovos de ouro”, por exemplo. A Bíblia e o Alcorão também tratam de questões financeiras, de prosperidade, riquezas, ética e solidariedade, há milhares de anos.

9- Educação Financeira é tema de cidadania – VERDADE

Todo cidadão precisa conhecer e aproveitar seus direitos, inclusive os que fazem seu dinheiro render mais e lhe proporcionar mais conforto e segurança. Deve ter acesso aos serviços bancários. Deve poder sonhar com um futuro melhor para si e seus familiares.

10- Educação Financeira é assunto apenas para especialistas – MITO

Autores infantis consagrados como Maurício de Souza, Ruth Rocha e Ziraldo já publicaram obras falando de educação financeira. Obviamente há também publicações de autores que, como eu, se dedicam especialmente ao tema.

11- Os bancos querem manter seus clientes na ignorância financeira para poder explorá-los – MITO

Aos bancos, como a qualquer prestador de serviços ou fornecedor de produtos, interessa mais as parcerias de longo prazo. Cliente bem informado demanda menos atendimento e pode consumir mais produtos, com menos problemas e reclamações. Os custos dos bancos se reduzem e as margens de ganho podem crescer ainda mais.

12- Os bancos são obrigados a oferecer educação financeira a seus clientes – VERDADE.

Mesmo que não exista uma imposição legal específica os bancos são eticamente responsáveis por orientar seus clientes sobre as melhores formas de uso e consumo dos serviços e produtos bancários. Nos sites dos principais bancos, Banco Central e FEBRABAN, os clientes e cidadãos podem encontrar muitas informações úteis para o seu dia a dia financeiro.”

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative