segunda-feira, 10 de maio de 2010

Ibovespa e outros ativos – reversão de tendência ou apenas repique...?

- O pacote multimilionário de ajuda da Comunidade do Euro foi bem recebido pelos mercados, que reagiram com altas fortíssimas...é raro presenciar valorizações acima dos 9% (na França) ou até mesmo superiores aos 5%, como aconteceu hoje no conservador FTSE 100 (britânico) e no alemão DAX 30... ...nos EUA também houve euforia, com altas próximas aos 4%; o Dow Jones fechou com +3,90%.

- O Ibovespa iniciou o dia influenciado pelos mercados externos, com enormes “gaps” de alta na maioria dos ativos, principalmente as Blue Chips. Após a euforia inicial, quando muitos papéis chegaram às suas máximas do dia, os preços foram se acomodando ao longo da tarde. O IBOV emplacou a maior valorização do ano, com +4,11%; o volume foi acima da média, porém abaixo dos dois últimos pregões.

- Apesar do clima de tensão nos mercados ter diminuído drasticamente no dia de hoje, ainda permanecem as mesmas dúvidas quanto à real saúde financeira de algumas nações européias, entre as quais a Espanha; o fato de ter havido a aprovação de um pacote de 750 bilhões de euros indica que a situação econômica dos PIIGS pode ser mais grave do que parece... ...a partir daí fica uma pergunta:...e se essa ajuda não se sustentar por muito tempo...?

- Veja abaixo a continuação do comentário e o gráfico diário do IBOV, OGXP3, MMXM3 e PETR4:


- A verdade é que não há muita certeza se o movimento de hoje foi apenas um repique (os volumes não foram muito consistentes...), ou um princípio de reversão da atual tendência de baixa no curto prazo... ...provavelmente tivemos hoje um movimento dos vendidos para fechar suas posições; o melhor dia de compras foi na quinta e sexta passadas. A cautela ainda vale para esses próximos dias, até que o movimento do mercado fique mais claro...

- O destaque de hoje ficou com OGXP3, com alta superior aos 12%; MMXM3 subiu forte logo na abertura, mas perdeu força ao longo do dia (veja no gráfico de 15 min); a decepção do dia ficou com PETR4, que abriu com “gap”, mas fechou com uma alta modesta, de +1,34%.






Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Siga-nos no Twitter e fique por dentro das últimas análises, dicas e notícias do mercado financeiro!

Nenhum comentário:

Google Analytics Alternative