terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ranking das principais aplicações financeiras no mês de agosto/2010...$$

Leia Mais…

Finanças Pessoais - os mitos e verdades sobre educação financeira...


- Pretendo iniciar uma série de postagens com foco no assunto "Finanças Pessoais"; o objetivo é alternar com os posts sobre ações da bolsa de valores. É uma área interessante e que desperta curiosidade e muitas dúvidas por parte dos leitores.

- Nos próximos posts, é minha intenção abordar a questão do investimento inicial no mercado acionário e, posteriormente, uma análise pessoal sobre os controversos "títulos de capitalização", que muitos consideram como uma espécie de investimento...

- Por enquanto, devidamente autorizado pela autora, Giane Guerra - do Blog Acerto de Contas do portal ClicRBS, vou replicar nesse post o assunto que trata sobre os "mitos e verdades sobre educação financeira". São perguntas e respostas dadas por um especialista, abordando dúvidas bastante comuns no dia-a-dia...

“Quem acha que educação financeira não é importante? Pode até não gostar, achar chato, mas é difícil alguém que negue a sua importância na vida das pessoas. O especialista Álvaro Modernell analisa alguns mitos e verdade sobre o tema...

1- Educação Financeira ajuda a evitar e combater dívidas – VERDADE

As pessoas percebem o quanto dívidas e excessos de consumo podem ser prejudiciais ao orçamento e às finanças da família. Fica mais difícil alguém preparado perder o controle das próprias finanças.

- Segue abaixo a continuação da postagem:

2- Educação Financeira ajuda a evitar certas armadilhas, fraudes e prejuízos – VERDADE

Com posturas adequadas, aprende-se a analisar alternativas de investimento, conhecer direitos, adquirir noções sobre o sistema financeiro, consultar sites e órgãos de apoio ao cidadão, relacionar riscos e oportunidades, conter impulsos, analisar racionalmente e adotar outras atitudes que resultam em mais preparo para avaliar situações de risco em investimentos, empréstimos e outras transações financeiras.

3- Educação financeira é apenas para quem tem dinheiro – MITO

A educação financeira lida com conceitos, posturas e atitudes adequadas na gestão das finanças, independente de valores, da situação socioeconômica e da disponibilidade financeira das pessoas.

4- Educação financeira ajuda a melhorar a produtividade nas empresas – VERDADE

É crescente o número de empresas, associações e entidades de classe que reconhecem a importância da educação financeira na estabilidade financeira e emocional das famílias. Reduzindo-se os problemas financeiros cai o índice de faltas, fraudes e doenças. As pessoas trabalham mais tranquilas, ficam mais criativas e mais produtivas.

5- É preciso ser especialista para “fazer” Educação Financeira – MITO

Cada um pode dar a sua parcela de contribuição. Melhor receber qualquer tipo de educação financeira do que nenhum, principalmente no ambiente familiar. O bom senso responde às principais dúvidas. Se o público for mais amplo, vale à pena buscar apoio profissional.

6- Educação financeira é para a vida toda – VERDADE

Toda forma de educação gera resultados e consequências para a vida toda. Alguns conceitos podem mudar, mas princípios e benefícios são duradouros.

7- A base da Educação Financeira é a Matemática – MITO

Os aspectos comportamentais são até mais relevantes. Fazer contas faz parte, mas ter atitudes e posturas adequadas faz mais diferença do que saber calcular taxas e resultados.

8- Educação Financeira é coisa nova, da sociedade moderna – MITO

Algumas das mais famosas fábulas de Ésopo (Século VI a.C.), adaptadas por La Fontaine (Idade Média) tratam desse tema: “A cigarra e a formiga” e “A galinha dos ovos de ouro”, por exemplo. A Bíblia e o Alcorão também tratam de questões financeiras, de prosperidade, riquezas, ética e solidariedade, há milhares de anos.

9- Educação Financeira é tema de cidadania – VERDADE

Todo cidadão precisa conhecer e aproveitar seus direitos, inclusive os que fazem seu dinheiro render mais e lhe proporcionar mais conforto e segurança. Deve ter acesso aos serviços bancários. Deve poder sonhar com um futuro melhor para si e seus familiares.

10- Educação Financeira é assunto apenas para especialistas – MITO

Autores infantis consagrados como Maurício de Souza, Ruth Rocha e Ziraldo já publicaram obras falando de educação financeira. Obviamente há também publicações de autores que, como eu, se dedicam especialmente ao tema.

11- Os bancos querem manter seus clientes na ignorância financeira para poder explorá-los – MITO

Aos bancos, como a qualquer prestador de serviços ou fornecedor de produtos, interessa mais as parcerias de longo prazo. Cliente bem informado demanda menos atendimento e pode consumir mais produtos, com menos problemas e reclamações. Os custos dos bancos se reduzem e as margens de ganho podem crescer ainda mais.

12- Os bancos são obrigados a oferecer educação financeira a seus clientes – VERDADE.

Mesmo que não exista uma imposição legal específica os bancos são eticamente responsáveis por orientar seus clientes sobre as melhores formas de uso e consumo dos serviços e produtos bancários. Nos sites dos principais bancos, Banco Central e FEBRABAN, os clientes e cidadãos podem encontrar muitas informações úteis para o seu dia a dia financeiro.”

Leia Mais…

domingo, 29 de agosto de 2010

TNLP4 – perdeu suporte importante no diário, mas mantém-se no canal de alta semanal... ...$$

- Mais um ativo que me chama a atenção, como uma boa oportunidade para um prazo mais longo...logicamente que apresenta seus riscos; porém, nada que não possa ser gerenciado. Além disso, tem um dos maiores Dividend Yield da bolsa, tendo pago mais de 9,0% nos últimos 12 meses. Veja abaixo os detalhes...

- No final do mês de julho, TNLP4 estava cotada logo acima dos 30,00 e tentava montar um “pivot de alta”; porém, após uma série de notícias desfavoráveis à empresa, sentiu forte movimento de realização.


- Em questão de apenas um mês apresentou desvalorização de aproximadamente 20%. Apesar da perda de uma importante linha de suporte situada nas proximidades dos 24,50 (agora se transforma em resistência...) o ativo tenta esboçar agora uma leve reação.

- Segue abaixo a continuação do comentário e o gráfico semanal de TNLP4:

- Observando o gráfico semanal, nota-se que o papel respeitou um canal de alta, de longo prazo, e reagiu sobre uma outra importante linha de suporte situada nos 23,20.


- Com os osciladores bastante depreciados tanto no gráfico diário, quanto semanal, o ativo pode representar uma boa oportunidade de investimento para um prazo mais longo caso venha a confirmar fundo no período semanal – representado por um fechamento acima dos 25,31... ...vale um acompanhamento...

Leia Mais…

sábado, 28 de agosto de 2010

Os ativos do Ibovespa que apresentaram maior distribuição de dividendos nos últimos 12 meses...atualizado até 20/ago/2010



Antes, alguns esclarecimentos a respeito do assunto “dividendos”:

- Dividend Yield é um Indicador que revela a política de distribuição de resultados da companhia.

- Companhias com ações bem cotadas e dividend yield baixo são empresas que, geralmente, reinvestem grandes parcelas de seus resultados anuais.

- Dividend yield elevado é característico de empresas que não realizam reinvestimentos elevados, preferindo distribuir resultados maiores aos acionistas.

- Obtém-se dividindo o valor recebido pela cotação da ação.
Exemplo:
Companhia A: dividendo R$ 0,05, cotação R$ 1,00.
Dividend yield = 0,05 / 1,00 = 0,05, ou 5%

- Veja abaixo os ativos que apresentaram maior distribuição de proventos nos últimos doze meses, em relação à cotação de suas ações:


Fonte: Futuro Invest e Infomoney

Leia Mais…

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Veja as 28 dicas de investimentos de William Delbert Gann...$$

- Elaborados há mais de seis décadas para o mercado de commodities, os ensinamentos ainda são aplicáveis ao mercado atual.

Por: Olívia Alonso, iG São Paulo

- Nascido em 1878, no Estado norte-americano do Texas, o matemático William Delbert Gann aprendeu a ler com a Bíblia e utilizou seus conhecimentos religiosos na sua atividade de operador dos mercados de capitais. Defensor do estudo como principal meio de se tornar um bom investidor, ele escreveu livros com seus ensinamentos e ousou ao criar uma ferramenta de análise que mistura geometria e astronomia, a chamada Calculadora dos Quadrados Naturais.

- Gann morreu aos 77 anos e, segundo a maior estudiosa de sua vida, Nikki Jones, deixou como principal legado a mensagem "todas as pessoas devem estudar para saber tomar conta de seus investimentos". Para ajudar os que aplicam em commodities, ele listou também as 28 regras abaixo, que estão na versão revisada do livro "How To Make Profits Trading in Commodities" (Como obter lucros operando commodities). Confiante, ele garantia: "elas são baseadas em minha experiência pessoal e qualquer um que segui-las terá sucesso".

- Segue abaixo a continuação da postagem...

As 28 regras de Gann:

1. Divida seu capital em dez partes iguais e nunca arrisque mais do que um décimo em uma só operação

2. Utilize ordens do tipo "ordem stop de venda" ("stop loss orders"), que interrompem o prejuízo

3. Nunca alavanque demais suas posições. Isso violará suas regras de capital

4. Nunca deixe um lucro virar prejuízo. Assim que você tiver algum lucro, aumente sua ordem de "stop de lucro" ("stop gain") para perto da cotação atual do mercado. E se os preços baterem lá, deixe a ordem ser executada

"Todas as pessoas devem estudar para saber tomar conta de seus investimentos", dizia Gann

5. Não vá contra a tendência. Nunca compre ou venda se você não tem certeza que o rumo está de acordo com seus gráficos e regras

6. Na dúvida, venda. Não compre novamente enquanto estiver em dúvida

7. Opere apenas em mercados ativos. Fique de fora dos pouco líquidos

8. Distribua igualmente os riscos. Se possível, opere em duas ou três diferentes commodities. Evite colocar todo seu dinheiro em apenas uma delas

9. Nunca coloque ordens de compra ou venda pendentes, ou tente depois ajustá-las. Negocie direto no mercado. Ou seja, compre na oferta de venda, e venda na oferta de compra

10. Não encerre uma operação sem uma boa razão

11. Acumule sobras. Depois de ter feito várias séries de operações ganhadoras, coloque um pouco de dinheiro em uma conta à parte para ser usado apenas em emergências ou momentos de pânico

12. Nunca compre ou venda apenas para ter um "lucrinho rápido"

13. Nunca calcule um preço médio quando estiver em uma operação que esteja dando prejuízo. Este é um dos piores erros que um investidor pode cometer

14. Nunca saia de um mercado apenas porque você perdeu paciência, ou porque está ansioso por esperar um bom momento

15. Evite ter pequenos ganhos e grandes perdas

16. Enquanto estava fazendo uma operação, nunca cancele uma "ordem stop de venda" ("stop loss orders") depois de ela já estar feita

17. Evite ficar entrando e saindo de um mercado toda hora

18. Esteja disposto a vender e a comprar. Deixe seu objetivo seguir a tendência, seja ela qual for

19. Nunca compre apenas porque o preço da commodity está baixo ou venda apenas porque o preço está muito alto

20. Tenha cuidado ao fazer operações em forma de pirâmide na hora errada. Espere até que seu ativo esteja seja bastante líquido e tenha ultrapassado níveis de resistência antes de comprar mais, e até que ele tenha rompido a zona de distribuição antes de vender mais

21. Selecione os ativos que mostram forte tendência de alta para "piramidar" no lado da compra e aqueles que mostram definitiva tendência de baixa para vender a descoberto

22. Nunca faça proteção ("hedge"). Se você está comprado em um ativo e ele começa a cair, não venda outro tipo de ativo para se proteger da queda. Saia da posição, vendendo a mercado, aceite suas perdas e espere outra oportunidade

23. Nunca mude sua posição no mercado sem uma boa razão. Quando você opera, faça escolhas por boas razões ou de acordo com alguma regra definida, depois não saia sem uma indicação definitiva de mudança de tendência

24. Evite aumentar sua operação após um longo período de sucesso ou de negócios lucrativos

25. Não tente adivinhar qual o topo do mercado. Deixe que ele prove seu máximo. Também não tente adivinhar a mínima. Seguindo regras, você consegue fazer isso

26. Não siga conselhos de outra pessoa a não ser que você saiba que ela sabe mais do que você

27. Reduza suas operações depois da primeira perda, nunca aumente

28. Evite entrar ou sair no momento errado, ou então entrar certo e sair errado - isso é um erro duplo

Leia Mais…

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Ibovespa – não confirmou o martelo, testando novo suporte... ...e MILK11 apresentou leve repique... ...$$

- Por isso a importância de aguardar confirmação no pregão seguinte... ...o dia prometia valorização, mas reverteu o movimento fechando praticamente na mínima, com perdas de -1,44%. Testa, agora, um topo anterior nos 63.800 pontos depois do sexto dia de queda consecutiva; caso não segure por aí, tem descida até os 62.300... ...e MILK11 teve seu “lampejo” de reação após testar os 0,73 (chegou perto do “enrosco” situado nos 0,71 – veja a postagem anterior...); os 0,80 agora se transformaram em resistência a ser superada... ...


- Segue abaixo o gráfico diário de MILK11:


Leia Mais…

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ibovespa e PETR4 - Possível reação...??...vamos aguardar confirmar amanhã...$$

- O Ibovespa, apesar de fechar mais um dia em queda, apresentou boa reação sobre a LTA, deixando um martelo no gráfico diário...tem que confirmar amanhã, para possível reversão... ...A definição do preço do barril de petróleo, referente à capitalização da Petrobrás, pode ser o "gatilho" inicial para melhorar a performance do ativo, que testou o seu fundo de 2010 no pregão de hoje...para observar...


- Segue abaixo o gráfico diário de PETR4:


Leia Mais…

terça-feira, 24 de agosto de 2010

MILK11 – perdeu os 0,80 e agora poderá testar os próximos suportes... ...$$

- Ao fechar abaixo dos 0,80 MILK11 arma um “pivot de baixa” com boa possibilidade de testar suas cotações mais baixas em 2010. Tem um “enrosco” nas proximidades dos 0,70 e um fortíssimo suporte nos 0,64, onde poderia apresentar pressão compradora e a entrada de forte volume especulativo. Não custa lembrar que é um ativo de terceira linha, um dos famosos “micos” da nossa bolsa de valores (entenda-se altíssimo risco – leia postagens anteriores sobre esse tipo de ativo...)... ...para ficar de olho por esses dias...

Leia Mais…

Ibovespa – “pivot de baixa” engatilhado... ...Dow Jones testando os 10.000 pontos... ...para observar amanhã... ...$$

- Dia decisivo amanhã, pois o Ibovespa está prestes a confirmar um “pivot de baixa” no gráfico diário. O Dow Jones encontra-se, também, sobre o importantíssimo suporte situado nos 10.000 pontos; caso ofereça reação nesse nível, poderemos ter alguma melhora no nosso mercado, mas... ...a situação inspira uma boa dose de cautela... O volume tanto aqui como nos EUA foi superior aos dias anteriores... ...para acompanhar...


- Segue abaixo o gráfico diário do Dow Jones:


Leia Mais…

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GOLL4 e JBSS3 - cuidado com o rompimento...


- Segue abaixo o gráfico de JBSS3:


Leia Mais…

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

JBSS3 e LUPA3 – testando suportes importantes... ...para acompanhar...$$

- No caso de uma confirmação de fundo no gráfico de 15 minutos, com um candle que indique volume consistente, pode valer uma entrada mais arrojada – o risco maior está na possibilidade de perda desses suportes...por isso, atenção... ...LUPA3 pode ser considerada mais arriscada, devido ao pequeno volume diário (ainda considero um bom negócio para um prazo maior – veja postagem mais completa sobre esse ativo, publicada aqui anteriormente...)


- Segue abaixo o gráfico diário de LUPA3:


Leia Mais…

terça-feira, 17 de agosto de 2010

VIVO4 – ativo bastante depreciado, no rumo dos próximos suportes...$$

- VIVO4 mantém sua tendência de baixa sem qualquer sinal de fundo, por enquanto. O ativo resistiu algum tempo sobre um suporte importante, situado nos 43,00; porém, ocorreu o rompimento desse valor no dia de ontem e agora há a possibilidade de um teste em outra linha de suporte, nas proximidades dos 41,00.


- Abaixo a continuação do comentário e o gráfico semanal de VIVO4:

- Encerrou com queda de -2,35%, praticamente na mínima do dia; e o volume de hoje ficou acima da média, indicando forte presença de vendedores. Papel com IFR e EL em área de forte sobrevenda, fato que poderá gerar algum repique nos próximos pregões... ...para acompanhar...


Leia Mais…

domingo, 15 de agosto de 2010

OGXP3, CYRE3 e ABCB4 – alguns dos ativos para acompanhar nesta semana...$$

- OGXP3 rompeu na sexta-feira uma congestão que limitava o ativo na faixa dos 19,00 com um volume muito acima da média; apesar do gráfico semanal favorável, deixou, no entanto, um sinal de topo no gráfico diário, que necessita de confirmação; além disso, há divergência de baixa no IFR e EL. Atenção para a perda dos 18,80...


- Abaixo a continuação do comentário e os gráficos diários de CYRE3 e ABCB4:

- CYRE3 chegou a reagir no início do pregão, porém, sentiu novamente pressão vendedora, encerrando com leve queda; ainda testa o topo anterior e o Estocástico Lento (EL) está em área de sobrevenda; o IFR está bem depreciado. Atenção para a perda dos 21,70...



- ABCB4, após romper seu topo histórico, vem sofrendo forte pressão vendedora; na última sexta-feira teve a queda ampliada devido à perda de um LTA de curto prazo. Ainda não deu qualquer indicação de fundo, mas vale acompanhar o ativo, que está com os osciladores em área de sobrevenda e um afastamento considerável de sua MME21...


Leia Mais…

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

VIVO4 e CYRE3 - testando linha de suporte no gráfico diário...$$

- VIVO4 chegou a esboçar uma reação no pregão anterior; porém, voltou a sentir pressão vendedora efetuando um novo teste na importante linha de suporte que passa pelos 43,00... o OBV ainda está respeitando uma LTA de curto prazo... ...para acompanhar...



- Segue abaixo o gráfico diário de CYRE3:

- CYRE3 efetuou um teste em sua LTA de curto prazo, esboçando alguma pressão compradora...além disso, testou também o topo anterior ...um novo fechamento acima da máxima de hoje poderá gerar uma oportunidade...


Leia Mais…

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ibovespa – testando linha do topo anterior... ...será que segura...?...$$

- Os mercados externos "pesaram" hoje, com as preocupações sobre a economia norte-americana, e acabaram influenciando negativamente o Ibovespa...a queda de -2,13% foi até razoável, comparando-se com o desempenho das bolsas dos EUA... ...encontra-se, agora, sobre uma linha de suporte importante, a qual passa pelo topo anterior rompido...resta saber se poderá esboçar alguma reação... ...para acompanhar...

Leia Mais…

terça-feira, 10 de agosto de 2010

GOLL4 – recuperação impressionante no intraday, reagindo sobre a LTA de curto prazo...$$

- Após a divulgação de seu resultado operacional, que não foi recebido muito bem pelo mercado, o papel abriu em forte “gap de baixa”; porém, apresentou recuperação impressionante no intraday, após testar sua LTA, fechando com valorização de +2,23%... ... sugere a continuidade do movimento de alta...

Leia Mais…

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Carteira de Ações de 06 corretoras, com foco em dividendos, para Agosto/2010...$$

- Acompanhe a seguir as carteiras de ações da Bolsa de Valores indicadas por 06 corretoras (Omar Camargo, Planner, XP, Concórdia, CoinValores e Ágora), com foco no pagamento de dividendos, para Agosto/2010:


- Veja abaixo as carteiras recomendadas das Corretoras Planner, XP, Concórdia, CoinValores e Ágora:






Fonte: Infomoney e Corretoras

Leia Mais…

domingo, 8 de agosto de 2010

LUPA3 – uma boa oportunidade para o médio/longo prazo...?...$$

- Estava olhando os gráficos em várias periodicidades de Lupatech (LUPA3) e confesso que me chama a atenção a situação do ativo. Costumo acompanhar o mercado vislumbrando mais o curto prazo; porém, LUPA3 deixa a impressão de ser uma boa oportunidade para o médio/longo prazo, em função da situação atual de suas ações.

- É interessante que no momento atual vários ativos estão próximos, ou até mesmo rompendo seus topos históricos (particularmente “small caps”). E nesse ponto, LUPA3 ainda não engrenou muito, considerando que se mantém próxima às suas mais baixas cotações no corrente ano.

- Pelo gráfico diário, nota-se um bem definido canal de baixa que conduz o ativo ao longo de 2010. Seus osciladores, IFR e EL, estão aliviados e, no momento, está testando a LTB do referido canal; caso vença essa resistência, pode eventualmente buscar um objetivo importante, situado nas proximidades dos 24,70... ...possui, é claro, vários “enroscos” a vencer nesse caminho. Uma outra possibilidade, em função de estar na parte superior do canal, seria buscar a sua linha de retorno (LR), algo que poderia levar o papel a um novo teste até sua cotação mínima anual...

- Segue abaixo a continuação do comentário e os gráficos diários e semanal de LUPA3:



- Olhando o gráfico semanal, chama logo a atenção a queda brusca do ativo no final de 2008; em questão de apenas 01 mês, as suas cotações “derreteram”, partindo dos R$ 63,00 a parando somente próximo aos R$ 14,00. Uma desvalorização impressionante e, de certa forma, surpreendente para uma empresa que manteve os seus fundamentos inalterados. Serve até de um bom exemplo sobre a importância de se cadastrar um stop de perdas, mesmo para aqueles investidores que se valem da estratégia de “buy and hold”.


- De qualquer forma, é notável no gráfico semanal a congestão em que o papel se encontra, limitado acima (resistência) pelos 31,80 e abaixo (suporte) pela linha que passa próxima aos 20,00. No atual momento, inclusive, verifica-se que o ativo está “beirando” a referida linha de suporte. Outro fato interessante é o OBV, que indica certa acumulação; já trabalha, teoricamente, na mesma linha dos 24,70...

- Na onda dos investimentos da Petrobras, analistas acreditam que a Lupatech deverá se beneficiar dos planos da estatal de construir novas plataformas no Brasil. A companhia também poderá se beneficiar da expansão de suas operações no segmento de serviços, como produtos para perfuração. A empresa possui ainda, com a Petrobras, cerca de US$ 1 bilhão em contratos assinados, e tem uma carteira recorde de pedidos de aproximadamente R$ 2,5 bilhões a ser realizada até 2017.

- Conforme o título colocado na postagem, acredito que as ações da Lupatech são uma boa oportunidade de médio/longo prazo. Tem atuação em um mercado bastante promissor e apresenta um potencial interessante de valorização. Os riscos existem, logicamente...mas para minimizá-los, é importante que o investidor se utilize sempre dos mecanismos de proteção, como o “stop”...

Leia Mais…

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As 10 ações preferidas pelo mercado para agosto/2010...$$

- O Brasil Econômico realizou um levantamento entre 15 corretoras (BB, Souza Barros, Link, Omar Camargo, Planner, Citi, XP, Itaú, Ágora, Win, Brascan, Socopa, Spinelli, Ativa e HSBC) sobre as indicações de ações para o mês de agosto/2010.

- Abaixo a tabela com as 10 ações mais indicadas pelas corretoras citadas:


Tabela: Brasil Econômico

- Reportagem completa no site do Brasil Econômico ( link )

Leia Mais…

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CESP6 fez um engolfo de alta e FIBR3 rompendo resistência importante...$$

- CESP6, após realização ocorrida nos últimos pregões, apresentou boa reação fazendo um belo “engolfo de alta” no gráfico diário; rompeu ainda resistência situada nos 25,80...osciladores aliviados... ...vale um acompanhamento...


- Segue abaixo a continuação do comentário e o gráfico diário de FIBR3:

- FIBR3 armou um “pivot de alta” no gráfico diário, ao fechar o pregão de hoje acima da resistência situada nos 29,25...o volume poderia ter sido melhor, e ainda tem pelo caminho alguns “enroscos” a serem vencidos; o OBV já trabalha em níveis superiores aos 31,19; porém, é notável uma divergência no volume apresentado nestes últimos dias; o EL já está em níveis de sobrecompra, mas o IFR ainda possui espaço para novas altas... ...também vale um acompanhamento, mas mantendo certa cautela...


Leia Mais…

terça-feira, 3 de agosto de 2010

MMXM3 e GOLL4 – direções opostas devido às notícias...$$

- MMXM3 foi alvo hoje de notícias, que tratam de eventual venda por parte de Eike Batista de sua fatia na empresa; rumores apontam que a ArcelorMittal tem interesse na referida aquisição. Com isso, o papel apresentou forte alta de +6,54%, com um volume muito acima da média; ao romper, em fechamento, os 12,62 armou um “pivot de alta”; porém, os osciladores já se encontram em área de sobrecompra, inspirando alguma cautela...


- Segue abaixo a continuação do comentário e o gráfico diário de GOLL4:

- GOLL4 sentiu o “peso” do noticiário, referente ao novo caos aéreo envolvendo a empresa, que apresentou problemas de atrasos e falta de tripulação em vários aeroportos; esse fato refletiu-se no desempenho de suas ações na Bovespa. Após forte valorização na véspera, o ativo encerrou o dia em forte baixa de -5,41%, com um volume acima da média. Pode vir a testar sua pequena LTA iniciada no final de maio...


Leia Mais…

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PCAR5 – gráfico interessante...$$

- Após três pregões de queda intensa, conseguiu fechar hoje acima da máxima da última sexta-feira (58,95)...aparentemente encontrou um fundo... ...merece um acompanhamento...

Leia Mais…

domingo, 1 de agosto de 2010

EMBR3 – valorização impressionante nos últimos pregões...$$

- Fazia algum tempo que não acompanhava EMBR3... ...e olhando o seu gráfico diário chama a atenção a forte valorização nos últimos pregões, quase sem parada para retomar o fôlego...o ativo foi rompendo os vários “enroscos” pelo caminho, sendo que na última sexta-feira ultrapassou a forte resistência e topo recente situada nos 11,21.

- Olhando o gráfico semanal, notei algo interessante: uma LTB iniciada em janeiro de 2006 que, de certa forma, deixa bem claro o período de altas e baixas para o papel...notem que o rompimento dessa linha é acompanhado de fortes valorizações/desvalorizações (dependendo da direção do movimento); não por acaso, os últimos pregões estão seguindo esse comportamento, acompanhados ainda de volumes superiores à média...

- Segue abaixo a continuação do comentário e os gráficos diário e semanal de EMBR3:


- O ativo encontra-se agora testando mais um “enrosco” nas proximidades dos 11,50...caso venha a romper essa resistência, apresenta bom potencial para novas valorizações; um objetivo importante para o curto/médio prazo seriam os 14,52...mas, para atingir esse valor (upside de +26%), ainda há um bom número de obstáculos pela frente... ...de imediato, cabe salientar que o papel já está em área de forte sobrecompra com relação ao IFR e Estocástico Lento, além de um bom afastamento de sua MME21, o que pode indicar alguma realização nesses próximos dias... ...para acompanhar...


Leia Mais…
Google Analytics Alternative