quinta-feira, 23 de julho de 2009

Recesso: volto dia 03/ago

Aos amigos do Blog, estou saindo para uma viagem, e dificilmente vou ter condições de postar alguma coisa. Dia 03/ago estou de volta.
Uma boa semana (que vem) a todos, e bons trades!

Leia Mais…

AGEN11


Não sou tão audaz a ponto de colocar dinheiro em “micos”, devido aos riscos envolvidos; no máximo, costumo olhar de longe os gráficos. E as ações da Agrenco (AGEN11) estão em um ponto de definição bastante crítico. Está contida em um triângulo ascendente que está a ponto de romper, em princípio, para cima, projetando até os 1,04. O Fernando, do Blog Tropa de Elite da AT, já está de olho há algum tempo. Tem um suporte crítico nos 0,73. As Bandas de Bollinger (BB) estão quase fechadas. E o principal: é um MICO (ou seja, o lucro pode ser grande, mas o prejuízo pode ser maior ainda...).

Leia Mais…

Ibovespa: rumo aos 54.955...?


  • Os dados econômicos favoráveis, o aumento no fluxo de investidores estrangeiros, a reação positiva das commodities, o corte de 50 pontos-base na Selic, e os mercados em Wall Street atingindo novos topos (o Dow Jones ultrapassou os 9.000 pontos); enfim, não poderia resultar em outra coisa: alta do Ibovespa em +2,22%. Como dizem, “o mercado é soberano”. O volume foi bem acima da média, o que fez o Índice nem tomar conhecimento da resistência dos 53.600. Resta saber se terá fôlego para romper os 54.955, pois o IFR já indica sobrecompra (apesar de apontar ainda para cima). A MM9 cruzou com a MM40, sinalizando compra...mas quem arrisca comprar algo neste momento...? Um detalhe, agora, é que os papéis estão com pequena realização no After Market...
  • Petr4 subiu +2,24% com bom volume. Quase tocou na antiga LTA (que vem desde o final de 2008); falta pouco para rompê-la.
  • Vale5 ainda com fôlego; subiu +2,41% e está apresentando um movimento lateral nos últimos pregões. Volume melhorou hoje. IFR voltou a apontar para cima e está se mantendo acima da MM40.

Leia Mais…

quarta-feira, 22 de julho de 2009

IDNT3 - seguindo a cartilha...


No dia 19/Jul relatei que IdeiasNet3 () estava chamando minha atenção, devido à possibilidade de romper um triângulo ascendente. Hoje o papel confirmou o movimento, seguindo a cartilha: volume acima da média e IFR apontando para o alto. Subiu hoje +5,94% (a máxima chegou a quase +10%). Pode atingir a projeção dos 3,68. Stop nos 2,97.

Leia Mais…

Ibovespa: ainda a indecisão...


  • A resistência dos 53.600 está se transformando em uma nova e inesperada barreira para o Ibovespa (a maioria achava que o Índice, ao passar pelos 52.435 teria caminho livre até os 54.955). Até tocou a linha, mas não teve volume suficiente para ultrapassá-la, deixando um candle de indecisão. Apesar do Doji de ontem não ter consolidado a possível reversão, a situação permanece delicada. O fôlego está diminuindo aos poucos, conforme indica o volume decrescente e o IFR “fazendo a curva”. Caiu -0,30%. Conforme análise do Fabrício (Blog Top Trader), de ontem, o IBOV poderá lateralizar por um tempo até definir a direção a seguir.
  • Petr4 encontrou a MM40, bateu e voltou. Volume decrescente e IFR querendo descer. Caiu -0,41%. Inspira cuidados...
  • Vale5 caiu -1,30% e, por enquanto, vai confirmando aquele Hanging-Man de ontem. O volume diminuiu (será que é só uma pequena realização?). O IFR aponta para baixo. Compras ou vendas são arriscadas nesse momento.

Leia Mais…

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ibovespa: olha o Doji...



  • O Ibovespa teve uma sessão instável hoje, devido a uma certa pressão por uma realização de lucros; foi uma boa briga entre vendedores, que queriam colocar no bolso o lucro dos últimos dias, e compradores, que acreditam na disparada do Índice até os 54.955. IFR ainda sobrecomprado. Fechou praticamente estável, com +0,15%. Está no rumo do topo de junho. No entanto, o IBOV apresentou um candle chamado de Doji Perna Longa (ou Juji); o aparecimento dele sinaliza uma possível mudança de tendência; e esse tipo de candle funciona como sinal de reversão de topo, principalmente se ocorrer após uma longa vela branca (que foi o caso). O Doji ocorre quando a abertura e o fechamento de um mesmo pregão são idênticos, ou muito próximos. O volume foi dentro do normal; porém, mais baixo que ontem. Em Wall Street os índices avançaram. Aos comprados, muita cautela...

  • Petr4 fez a mínima de hoje só para fechar aquele GAP deixado ontem, nos 31,62. No mais, a MM40 está funcionando como resistência. Ainda não retomou o canal de alta que vem desde o final de 2008. O IFR já está querendo apontar para baixo. Fechou em -0,25%.

  • Vale5 subiu +1,48% com bom volume. Fechou aquele GAP dos 31,10 e atravessou a MM40. IFR ainda aponta para cima. O papel está apresentando um candle chamado Hanging-Man (Homem Enforcado), que ao aparecer após um movimento de alta, pode significar que este já está se esgotando. Hoje foi um bom dia para colocar o lucro no bolso...

Leia Mais…

Diferenças - gripe comum X influenza A (H1N1)

Não é muito o foco do Blog, mas achei interessante essa comparação, a título de informação. As pessoas, em geral, ainda têm muitas dúvidas...


Leia Mais…

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ibovespa: acima da resistência dos 52.435



  • O vencimento de opções contribuiu para o aumento do volume do Ibovespa hoje, que subiu +2,08%. O IFR já está em área de sobrecomprado. Passou com folga pela resistência dos 52.435 e fechou acima dos 53.000. Confirmando (importante!) a ultrapassagem amanhã, tem caminho aberto para buscar o topo recente dos 54.955. Bandas de Bollinger (BB) abriram para cima (um bom indício).
  • Petr4 furou com vontade a LTB e deixou GAP nos 31,62 (como dizem, terá que fechar em algum momento). Subiu +1,27%. Apresentou bom volume e o IFR está ainda apontando para o alto. Parou exatamente na MM40, mas está no caminho para retornar ao canal de alta; a dúvida que fica é se conseguirá ultrapassar a resistência da antiga LTA.
  • Vale5 segue firme acima da LTA, voltando a apresentar volume consistente. Subiu forte: +3,05%. O IFR aponta para o alto e, assim como Petr4, parou na MM40. Tem a missão de fechar o GAP dos 31,10-31,45 (não conseguiu hoje).
  • Idnt3 chegou a furar o triângulo, mas não teve força e voltou para dentro. Caiu -0,98%. Ainda segue na formação.

Leia Mais…

domingo, 19 de julho de 2009

IDNT3 - Movimento forte à frente.



  • Um papel que está chamando minha atenção é IdeiasNet ON (IDNT3), que está em vias de apresentar um movimento forte pela frente. Está inserida em um triângulo ascendente (ao que tudo indica), e a qualquer momento poderá rompê-lo. Se romper para cima, projeções levariam até o nível dos 3,68.

  • Notem a impressionante simetria com a figura anterior no gráfico (porém, em ações, o futuro é incerto...). No entanto, se contrariar o padrão e apontar para baixo, a projeção seria até os 2,35. Se perder a LTA (que perigosamente está margeando o final do movimento do triângulo), que vem desde abril/09, será mais um reforço para a queda.

  • O bom senso manda colocar um “stop” nos 2,97.

Leia Mais…

TÔ DE OLHO!!!

http://tropadeelitedaat.blogspot.com/2009/07/to-de-olho.html

Leia Mais…

Vale5 e Petr4 - Algumas observações...



Desde a crise que teve o seu ápice em outubro/2008, Vale5 vem seguindo um canal de alta; após buscar o fundo, naquela ocasião nos 19,89 , firmou uma recuperação nos preços até o nível dos 34,70 , novo topo desse movimento atingido em 20/maio/09. Nesse mesmo dia, o papel encontrou a forte resistência da Linha de Retorno (LR) do canal de alta, provavelmente acionando vários “Stop Gain”, que contribuíram para trazer a cotação de volta ao referido canal. Em junho/09 o papel enfrentou forte realização, culminando em julho/09 com o rompimento da importante LTA. Interessante notar que no dia 07/jul esse fato ficou bem caracterizado pelo alto volume, provavelmente reflexo dos “Stop” cadastrados pelos investidores. Da mesma forma, no dia 15/jul, quando o papel retornou para o canal de alta, o alto volume ficou bem caracterizado no gráfico (muitas ordens “start” de compra devem ter sido disparadas, em função de ter ultrapassado essa resistência).
Importante observar que o volume está diminuindo, antecipando talvez uma realização. Muita atenção para o nível dos 29,50 que, se for perdido, irá tirar o papel do seu canal de alta, podendo jogá-lo lá nos 25,00.




Verificando no gráfico, Petr4 segue sobre uma LTA iniciada no final de 2008; atingiu o seu “fundo do poço” nos 16,01 , teve um “pullback”, mas voltou a romper a linha, caindo até os 16,58.
Ainda em dezembro de 2008 retomou a LTA perdida e seguiu adiante em um bem definido canal de alta. Logo no início de julho/09 teve uma recaída, rompendo esse canal e assustando os investidores por caracterizar uma importante figura de reversão de tendência: o famoso e tão falado Ombro-Cabeça-Ombro (OCO). No entanto, ao atingir os 28,50 , teve uma bela reação que trouxe a cotação até os 31,50 nesta sexta-feira.
Apesar dessas últimas altas, o papel ainda não retomou a LTA e parou exatamente na LTB de curtíssimo prazo, iniciada em junho/09. O volume já está diminuindo, o que pode indicar alguma realização. Outro detalhe interessante a ser verificado no gráfico é o volume apurado desde dezembro/08: está seguindo uma linha descendente. (será que o canal de alta está perdendo sua força?)
Esta semana pode ser decisiva para Petr4: poderá ultrapassar a LTB e retomar o seu canal de alta, engatilhando um movimento forte para o topo; ou poderá realizar, incluindo aí até mesmo a perda da Linha de Pescoço (LP) do OCO (o que significaria que a alta foi apenas um “pullback”). Para observar e acompanhar...



Leia Mais…

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ibovespa: decisão para a próxima semana.


  • Antes da abertura dos mercados, os índices futuros tanto aqui, quanto nos EUA, indicavam um dia negativo. Porém, notícias favoráveis permitiram uma reversão para o campo positivo; o Ibovespa andou de lado durante a tarde, sofrendo uma pressão vendedora no final, mas terminou o dia com uma leve valorização de +0,30% com 52.072 pontos.

  • O problema que vejo é o volume, que hoje foi abaixo da média, e vem caindo desde a alta de quarta-feira; isso mostra que o movimento de alta já está fraquejando. É grande a chance de uma realização no próximo pregão, apesar que o IFR indica ainda que há mais espaço para subir.

  • Para engrenar um movimento consistente de alta, o Índice tem que ultrapassar a resistência dos 52.435 pontos, que foi a máxima do dia 30/Jun; passando esse nível com bom volume, terá o caminho aberto até o nível dos 54.955 pontos, atingido em 02/Jun, que foi o topo deste movimento de alta iniciado desde a grande crise de 2008. No caso de novas quedas, o primeiro suporte importante seria os 49.130 e, posteriormente, o perigoso nível dos 48.261.

  • O Ibovespa encerrou a semana com +5,80%. No ano está com +38,50%.
    Petr4 e Vale5 no final de semana.

Leia Mais…

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ibovespa: fechou próximo dos 52.000 pontos



  • O Ibovespa superou com certa tranquilidade a LTB, confirmando em parte uma reversão, visto que tem que vencer ainda os 52.000 pontos para engrenar. Subiu +1,21%. IFR subindo e volume caindo um pouco, em relação a ontem. Nouriel Roubini, economista geralmente pessimista, fez projeções positivas para os mercados de Wall Street, o que ajudou na alta mais forte durante o período da tarde.

  • Petr4 subiu +0,62%. Chegou próximo de tocar a LTB, mas recuou. O petróleo lá fora ficou indefinido, com divergências de alta e baixa nos EUA e em Londres.

  • Vale5 fechou em leve baixa, com -0,23%. Volume foi alto, mas diminuiu em relação a ontem. IFR já querendo apontar para baixo. Tem que confirmar a passagem pela linha dos 30,00 (no After Market está fechando abaixo...).
    Aqui vale (com o perdão do trocadilho!...rs) a velha máxima: “Lucro bom, é lucro no bolso”.

Leia Mais…

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Reversão ou repique...?


  • Euforia, oba-oba, alegria geral entre a “sardinhada” que dormiu comprada. Com o fôlego das commodities e indicadores positivos da economia norte-americana, o Ibovespa emplacou uma alta significativa, de +4,96%. O IFR, que estava sobre-vendido, teve um alívio. Foi rompida com força a LP do OCO, mas parou na Média Móvel 40 e tem que vencer a LTB (parou exatamente nela). Será um início de reversão ou apenas um repique?? Quem não estava comprado ontem, melhor esperar definir a direção...
  • Petr4 subiu +3,95%, acompanhando a euforia geral. A alta do petróleo se destacou lá fora. Venceu a LP do OCO, que era uma primeira resistência, e ainda deixa dúvida se isso foi apenas um “pullback”; tem que vencer a LTB.
  • Vale5 se aproximou e cruzou pela LTB sem tomar conhecimento; agulhou para cima no IFR; volume acima do normal. Engatou a maior alta do Índice, com +8,33%.

Leia Mais…

terça-feira, 14 de julho de 2009

Ibovespa segue na mesma...



  • Mesmo com os índices das bolsas dos EUA fechando positivo, isso não empolgou o Ibovespa, que teve mais uma queda hoje, de -0,64%. A Linha de Pescoço (LP) do OCO mais uma vez (a terceira) serviu como barreira. Na verdade o fluxo de investidores estrangeiros diminui a cada dia, neste mês de julho, tirando a possibilidade de uma alta consistente da Bolsa Paulista. Será que a projeção do OCO, em torno dos 43.000 pontos, irá se confirmar?

  • Petr4, apesar do martelo de ontem, voltou a cair, pois tem uma barreira que está cada vez mais difícil de superar: a LP do OCO. Tocou nela mais uma vez e voltou. Teve queda de -0,67%.

  • Vale5 se aproximando da LTB; caiu -1,41%.

  • Usim5 teve mais uma queda, de -0,42%, mas com volume menor que ontem. O nível dos 35,00 segurou o papel.

Leia Mais…

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ibovespa não vence a Linha de Pescoço (LP).





  • O Ibovespa, assim como Petr4, estão se aproximando da Linha de Pescoço (LP) do OCO, mas estão sem força e com volume baixo, insuficiente para ultrapassar essa nova e importante resistência. O Índice da Bolsa Paulista bateu na LP durante os três últimos pregões e não conseguiu vencê-la; fechou praticamente estável: -0,07%
  • Petr4, aliás, deixou hoje um martelo e teve as médias cruzando no IFR, o que poderia sinalizar um repique ou até mesmo uma reversão. O problema é a LP que está no caminho. Fechou com +0,40%
  • Vale5 ainda no canal de baixa, subindo +0,71% sem empolgar...
  • Usim5 emplacou um movimento de queda neste mês de julho, configurando um M e dando mostras de que ainda não chegou ao fundo. O volume foi crescendo desde os últimos pregões e hoje disparou. Fechou com -5,53%. Próximas resistências que vejo estão nos *34,55 e *33,33. A época de apostar em uma venda especulativa já passou; melhor ficar fora do papel, por enquanto.

Leia Mais…

domingo, 12 de julho de 2009

Crise nos jornais

Um assunto de cultura geral.

  • No mês passado, assisti algumas palestras no Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que acontece todo ano em Porto Alegre/RS, e me chamou a atenção uma, com o Pedro Doria, que é jornalista e colunista do jornal Estado de São Paulo.
  • Ele falava basicamente do risco a que estão sujeitos os grandes jornais impressos, que perdem espaço a cada dia para a principal concorrente: a grande rede – Internet. E o interessante é que o percentual de adesão da Banda Larga nos lares influi diretamente na circulação dos periódicos. Segundo dados oficiais, a “luz vermelha” se acende quando o percentual de acesso à Internet, via Banda Larga, ultrapassa os 30%. Hoje, no Brasil, esse índice está próximo dos 20% e a previsão é de que em 01 ano se aproxime dessa marca. Nos países desenvolvidos essa situação já está consolidada; não à toa, alguns jornais importantes dos EUA, por exemplo, já foram à bancarrota. E o que mais afeta economicamente não é o valor que o leitor paga, pois isso não cobre os custos de uma empresa jornalística, mas sim os valores relativos à publicidade. E a situação é: diminuem os leitores, diminui a publicidade e, consequentemente, inicia-se a crise na empresa.
  • No Brasil, já tivemos exemplos de quebra de empresas jornalísticas. Os fatos narrados acima podem não ter sido o maior motivo, mas devem ter contribuído para a situação. A Gazeta Mercantil já sumiu; alguns jornais importantes já estão sofrendo reformulações editoriais e de layout, com equipamentos mais modernos, de forma a conquistar ou reconquistar leitores. Enfim...se não houver preparo e gestão pró-ativa, muitos ainda ficarão pelo caminho.

Leia Mais…

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ibovespa termina semana abaixo dos 50.000 pontos.




  • Ainda não foi desta vez que o Ibovespa perdeu o nível dos 49.000 pontos. Volume baixo e IFR depreciado; poderá ter uma pequena folga semana que vem. Está se mantendo próximo da Linha de Pescoço do OCO, seguindo um canal de baixa. Apesar de ter valorizado hoje +0,09%, fecha a semana com -3,38%.

  • Petr4 salvou hoje o Ibovespa de uma queda, em virtude de sua valorização de +1,92%, apesar do recuo do preço do Petróleo no mercado internacional. O IFR estava bastante depreciado, o que chamou compradores para o papel. O volume foi baixo, e o papel voltou para cima da linha inferior do canal de baixa, que vem se desenhando desde junho. O OCO ainda está em andamento.

  • Vale5 permaneceu no terreno negativo durante o pregão, fechando com queda de 0,45%. Volume abaixo da média; IFR sobre-vendido, mas ainda não cruzou para indicar possível melhora. Segue dentro de um canal de baixa e há projeções de que poderá chegar até o nível dos R$ 25,00. Pelo gráfico, ainda pode dar um repique. Semana que vem promete...

Leia Mais…

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Pequena alta nas Bolsas dos EUA.


Os índices nos EUA fecharam com alguma valorização, perdendo fôlego no final dos pregões. O Dow Jones fechou praticamente estável, com + 0,06%.
Durante a tarde ocorria boa valorização, em parte devido à agenda de indicadores econômicos divulgados (Initial Claims e pedidos de auxílio-desemprego), mas vendas mensais de varejistas mostraram sinais de fraqueza, desagradando investidores.
Os ADR de empresas brasileiras fecharam com pequenas valorizações, o que poderá se refletir na abertura do Ibovespa. A forte depreciação ocorrida nas Blue Chips, nesta semana, poderá chamar compradores amanhã; porém, a tendência não muda e continua sendo de baixa.

Leia Mais…

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nada de novo nos Mercados...




  • O suporte dos 49.000 segurou, por enquanto, uma queda maior do Ibovespa, que caiu 0,56%. Teve um volume dentro da média, rompendo a Linha de Pescoço do OCO; na parte final do pregão ensaiou uma recuperação, diminuindo as perdas. O IFR entrando em área de sobrevenda; a tendência é de baixa. Como amanhã é feriado em SP, na sexta-feira começará influenciado pelo desempenho dos índices dos EUA no dia anterior. Momento delicado.
  • Vale5 se mantém no canal de baixa e teve um repique, como esperado. Subiu 1,51%. Volume abaixo do apresentado ontem, quando teve grande queda. Nada de novo no horizonte...
  • Petr4 confirmou de vez o OCO, se movimentando em um canal de baixa. Caiu 0,82%. IFR bem depreciado e volume dentro da média. Poderá ter um repique, mas sem chances de reverter a tendência no curto prazo.

Leia Mais…

Política de Privacidade

"Este site pode utilizar cookies e/ou web beacons quando um usuário tem acesso às páginas. Os cookies que podem ser utilizados associam-se (se for o caso) unicamente com o navegador de um determinado computador.Os cookies que são utilizados neste site podem ser instalados pelo mesmo, os quais são originados dos distintos servidores operados por este, ou a partir dos servidores de terceiros que prestam serviços e instalam cookies e/ou web beacons (por exemplo, os cookies que são empregados para prover serviços de publicidade ou certos conteúdos através dos quais o usuário visualiza a publicidade ou conteúdos em tempo pré determinados). O usuário poderá pesquisar o disco rígido de seu computador conforme instruções do próprio navegador. O Google, como fornecedor de terceiros, utiliza cookies para exibir anúncios neste site.Com o cookie DART, o Google pode exibir anúncios para seus usuários com base nas visitas feitas a este site.Você pode desativar o cookie DART visitando a Política de privacidade da rede de conteúdo e dos anúncios do Google .Usuário tem a possibilidade de configurar seu navegador para ser avisado, na tela do computador, sobre a recepção dos cookies e para impedir a sua instalação no disco rígido. As informações pertinentes a esta configuração estão disponíveis em instruções e manuais do próprio navegador".
Este site respeita e procura responder todos os e-mails enviados.
Após a leitura este site apaga todos os endereços de e-mail enviados.
Este site afirma que não utiliza e-mails para políticas de Spam ou de envio de e-mails indesejados.Este site não se responsabiliza pelo conteúdo, promessas e veracidade de informações dos banners colocados pelos seus patrocinadores. Toda a responsabilidade é dos anunciantes.

Leia Mais…

terça-feira, 7 de julho de 2009

PETR4 - rompeu a Neckline


Impressionante a Petr4: de acordo com o gráfico, confirmou o OCO. Caiu 2,30% com bom volume, rompendo de vez a Linha de Pescoço, e assustando os comprados. IFR em área de sobrevenda. Mais quedas à vista no horizonte...

Leia Mais…

Vale PNA - dentro de um canal de baixa.


Vale5 rompeu o suporte dos R$ 29,00 com volume alto, confirmando um bem definido canal de baixa. O IFR já está em área de sobrevenda, o que pode desencadear um pequeno repique amanhã. Foi uma das maiores quedas do Ibovespa. Muitos STOP acionados no dia de hoje. Queda de 5,55%.

Leia Mais…

Ibovespa - segurou na Linha de Pescoço


A coisa está feia para o lado do Ibovespa!
Queda de 2,30% com volume considerável...o IFR está quase entrando em área de sobrevenda, porém ainda na descendente. Segurou exatamente na Linha de Pescoço, fechando praticamente na mínima do dia.
Alguém arrisca ainda alguma compra?

Leia Mais…

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Vale PNA - Segurou no suporte


O mercado hoje apresentou bastante volatilidade (o que não é novidade). O Ibovespa ainda se mantém no canal de baixa. Ninguém pode garantir nada, no momento, pois tanto compras quanto vendas são perigosas.
VALE5, ao menos, respeitou o suporte nos 29,00 (a corretora em que eu tenho conta indicou compra, hoje, nesse suporte, com STOP nos 28,50). O IFR está chegando ao nível de sobrevenda. Para acompanhar de perto...

Leia Mais…

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Risco de confirmar OCO no Ibovespa


No fechamento desta semana, o Ibovespa ainda não superou o seu canal de baixa, e está na direção de uma formação chamada Ombro-Cabeça-Ombro, o famoso OCO, que caso seja confirmado com o rompimento da Linha de Pescoço (Neckline), traçada em verde claro no gráfico, projeta o Índice para um valor próximo de 43.000 pontos.
Estamos em um momento de indefinição e que apresenta um alto risco a qualquer compra. O volume de hoje foi bem abaixo do normal, visto que era feriado nos EUA.
O IFR também segue uma linha de tendência de baixa, contribuindo para confirmar ainda mais essa situação.

Leia Mais…

Fundo Geração Programado FIA


Tratando sobre fundos de investimento que costumo acompanhar, agora uma breve análise pessoal sobre o Geração Programado FIA, administrado pela Geração Futuro Corretora.
Por alguns anos esteve sempre no topo, em sua categoria, no ranking da Revista Exame.
Pelo fato de possuir um valor inicial muito baixo para investimento inicial - R$ 100,00 , atrai tanto grandes quanto pequenos investidores. Por outro lado, tem uma taxa de administração de 4,00% ao ano, que pode ser considerada alta por alguns.
Uma grande qualidade que vejo é relativa à transparência, pois qualquer pessoa tem acesso a relatórios e à composição da carteira atualizada. O fundo tem uma boa composição de empresas pequenas, com capital considerável, o que permite que tenha assento no conselho das mesmas (Ex.: Plascar, Forjas Taurus).
Neste ano, está com uma alta acumulada de 36% (1° semestre), porém, em 12 meses ainda está negativo em -34%.
A maior alta em um mês foi de +27%, e a maior queda chegou a -21% (o que pode proporcionar euforia, na alta, ou uma tremenda dor de cabeça, na baixa!)
Alguns falam que as Small Caps já subiram demais este ano e podem estagnar ou até mesmo entrar em um período de realização – e isto pode afetar a rentabilidade deste tipo de fundo.
É uma opção a se considerar, desde que em um horizonte de médio a longo prazo (frase “padrão” quando se trata de ações), pois está sujeito a variações bruscas, positiva ou negativa, que podem afetar seriamente o humor do investidor no curto prazo.

Leia Mais…

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Carteira de ações para Julho

Algumas corretoras listam papéis que acreditam ter um bom potencial para o mês que se inicia. A SLW (1), Planner (2) e Bradesco (3) divulgaram suas preferências para julho, sendo que verifiquei um consenso quanto a algumas ações. Confira na tabela abaixo:

Empresa

Código

Preço-alvo

Upside

Corretora


Petrobrás


PETR4

R$ 41,00
em revisão
R$ 37,28

26%
em revisão
15%

(1)
(2)
(3)

Gerdau

GGBR4

R$ 28,96
R$ 25,00

41,00%
21,95%

(1)
(2)

Eletrobrás

ELET3

R$ 42,08
R$ 35,00

47,0%
22,1%

(1)
(2)

Itaú Unibanco

ITUB4

R$ 43,00
R$ 48,00

38,0%
54,3%

(1)
(2)

Pão de Açúcar

PCAR4

R$ 44,00
R$ 57,80

15,8%
52,0%

(2)
(3)

Leia Mais…

quarta-feira, 1 de julho de 2009

GWI FIA - renascendo das cinzas...

O Fundo GWI FIA (fundo de ações administrado pelo GWI Bank) foi classificado pelo Portal Exame, em 24/Jun, como o fundo mais rentável no 1º semestre de 2009, com 108% de valorização.
Porém, não custa lembrar que esse mesmo Fundo quase foi à bancarrota no final de 2008, com a sua cota perdendo praticamente 99% do valor (que desespero para quem estava "dentro"!!).
E o detalhe é que o valor inicial para aplicação era (e é) de singelos R$ 250.000,00.
Até o fatídico ano de 2008, o GWI FIA era sempre campeão de rentabilidade anual, e figurava no topo do ranking da Revista Exame; mas aí veio a crise financeira no ano passado e...
Para quem tem realmente coragem...está aí uma opção!! (muito arriscada, por sinal...;))

Leia Mais…

Ranking de aplicações no Plano Real

Estudo da consultoria Economática mostrou que o maior rendimento entre as aplicações financeiras, nestes últimos quinze anos, ficou com a renda fixa. Veja o ranking abaixo, listando o rendimento de certas aplicações, desde o início do Plano Real (já descontada a inflação pelo IGP-M):

  • CDI (renda fixa): 386%
  • Ibovespa: 222%
  • Poupança: 52%
  • Ouro: 14%
  • Dólar: -56%

Leia Mais…
Google Analytics Alternative